top of page

6 Dicas para uma compra segura de seminovo (2º dica)



Carro Sinistrado

Confira algumas 6 dicas que vão ajudar para a compra segura de seu seminovo! Confira abaixo este post sobre a CARROCERIA.

É possível identificar se um veículo sofreu um acidente grave ou se passou por uma repintura de algum componente? Sim! É possível. São inúmeros pontos que entregam um trabalho de funilaria no veículo, seja ele por um simples ralado no portão ou por um acidente mais grave. Conheça alguns deles:

1. Os pontos de identificação veicular (vidros, etiquetas ETAS, cintos de segurança, numeração do chassis, numeração do motor, etc.) que serão abordados posteriormente aqui na página;

2. Alinhamento de grades, faróis, para-lamas, portas, etc., as folgas deverão ser iguais em ambos os lados, sempre!!!!

3. Pintura: Uma peça que foi repintada apresentará uma diferença de tonalidade, mais clara ou mais escura que as outras peças, perca de brilho, rastro de tinta em partes internas da peça devido a falha de empapelamento ou excesso de tinta, além de algumas marcas que podem ficar aparentes se houver alguma falha no processo de funilaria, são os famosos mapeamentos, marca de tinta, olho de peixe, sujeira, etc.

4. Parafusos de fixação: Observe se os parafusos de fixação do compartimento do motor, porta, etc apresentam marca de chaves, isso indica que o mesmo foi tirado pra um possível reparo, parafusos originais de fábrica não apresentam nenhuma marquinha.

5. Etiquetas do capô e painel frontal: As etiquetas são de fábrica, no caso de uma substituição do capô ou painel frontal elas não existiram, o que indica uma possível colisão frontal.

6. Pontos de solda: É possível identificar uma substituição ou retrabalho em um componente estrutural (colunas, longarinas, painéis, etc.) através dos pontos de solda, dificilmente os pontos apresentaram um formato igual ao original, nas montadoras esses pontos são feitos de maneira automatizadas e fica praticamente impossível serem copiados de forma manual.

Esses são basicamente os pontos principais e mais fáceis de serem vistos, além disso é sempre aconselhável na hora da compra exigir uma perícia cautelar para obter o histórico do veículo com relação a roubo/furto, dividas, sinistros, passagens por leilões e etc.

Obrigado,

Marcus Araújo

  • Whatsapp
bottom of page