top of page

Dicas para uma compra segura de seminovo (1º dica)



Verificação de hodômetro

Vivendo nesse meio automotivo a alguns anos pude observar que apesar das vantagens em se obter um carro seminovo muitas pessoas têm medo de se arriscar. Sempre surge aquela pulga atrás da orelha por conhecer alguém que se deu muito mal em uma aquisição anterior.

Infelizmente isso acontece devido a existência dos vendedores “mal caráter”. São aqueles que sabem a real situação do veículo mas conseguem “driblar” muito bem os problemas na hora da negociação. Por isso iniciaremos agora uma série de dicas de avaliação para uma compra mais segura. DICA Nº 1: HODÔMETROS Os hodômetros são facilmente manipulados, por isso não confie 100% no que está marcado ali. E como saber se a quilometragem foi adulterada? E agora que entraremos nos pontos chaves da avaliação, analisando o desgaste dos pneus, pedais, bancos, volante, manoplas, etc. de maneira simples e rápida.

  1. Pneus – Recomenda-se de acordo com as fabricantes a substituição dos pneus a cada 60.000km em média, ou seja, se o veículo apresentar uma quilometragem abaixo dos 50.000km e os pneus forem novos, desconfie... Outro ponto, os pneus apresentam uma marcação com a semana e o ano de fabricação dos pneus, se essa data estiver muito divergente com o ano de fabricação do veículo também indica que os pneus foram substituídos. Fique atento! (Exemplo na imagem um pneu fabricado na 22ª semana de 2013).

  2. Pedais, volante, manoplas e bancos – Esses itens também condenam uma possível adulteração do hodômetro, o desgaste desses componentes ficam mais aparentes à partir dos 60.000km, exceto para os volantes revestidos em couro que se desgastam um pouco mais rápido, ou seja, se durante a avaliação você perceber um desgaste excessivo desses componentes e o hodômetro estiver marcando uma quilometragem inferior pode ter certeza que tem algo errado.

E lembre-se, caso ainda assim fique em dúvida, contrate serviços de perícia cautelar ou de especialistas em perícia automotiva. Até o próximo post com mais dicas de avaliação.

Marcus Araújo

  • Whatsapp
bottom of page