top of page

Acionou o Airbag. Será que deu PT?



Carro sinistrado: air bag

Depois de tantos recalls envolvendo airbags, entenda um pouco mais sobre este item de segurança no post abaixo.

Airbag – Item obrigatório em todos os veículos desde 2014 pode ser considerado um verdadeiro anjo da guarda em conjunto com o cinto de segurança, reduzindo em até 30% o risco de morte em uma colisão frontal direta.

Algumas pessoas acreditam que o acionamento do airbag em uma colisão gera automaticamente a perca total do bem, mas infelizmente isso é um mito. É possível fazer a substituição do equipamento em caso de recuperação do veículo sinistrado.

Normalmente o acionamento do airbag acaba acarretando a perca total do veiculo devido ao alto custo para a substituição adequada, o que gera preocupação quando autorizam a substituição. Um erro na instalação de um novo dispositivo pode ocasionar o não acionamento em uma possível colisão futura, e como não existem testes de funcionamento o motorista só descobrirá caso aconteça um novo acidente.

Um ponto que constantemente gera dúvida entre os motoristas é com relação ao não acionamento do airbag em uma colisão. Vale salientar que a deflagração está diretamente ligada à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e deformação da estrutura onde localiza-se o sensor de acionamento.

Resumindo, o equipamento não é projetado para acionar em qualquer tipo de colisão, a sua deflagração acontecerá principalmente em colisões que geram riscos graves ou fatais aos ocupantes do habitáculo de segurança do veículo.

Se envolveu em um acidente e ficou em dúvida sobre o não acionamento do air bag ou sobre a possibilidade de reparação do veículo com o sistema acionado? Entre em contato conosco.

Siga nossas redes sociais

Facebook: www.facebook.com/laudosautomotivos

Linkedin: www.linkedin.com/company/laudos-automotivos/

Instagram: @mblaudosautomotivos

  • Whatsapp
bottom of page