top of page

Cuidados na verificação dos danos em COLISÃO TRASEIRA



Carro sinistrado: air bag

Em posts anteriores, falamos sobre os procedimentos de segurança a serem tomados em casos de acidentes de trânsito envolvendo dois ou mais veículos. Agora abordaremos outro tema muito importante, os cuidados na verificação dos danos nos casos de colisão traseira.

A colisão traseira está entre as ocorrências mais comuns tanto nos trechos rodoviários quanto urbanos, e que esse tipo de colisão mesmo em baixa velocidade pode danificar diversos componentes (mecânicos, elétricos e estruturais), muitas vezes invisíveis no momento da ocorrência.

Portanto, alguns cuidados especiais devem ser tomados, principalmente nas batidas em baixa velocidade ocasionadas em trechos urbanos, onde normalmente os envolvidos apenas descem do veículo e enxergam apenas pequenos arranhões nos para-choques e aquele amassadinho na tampa do porta malas e do capô.

Essa “batidinha” leve pode ocasionar grandes problemas ao sair do local, a barra de absorção dianteira localizada atrás do para-choque do veículo que ocasionou o acidente, por exemplo, pode ter se deslocado atingindo o radiador, condensador do ar-condicionado ou até mesmo mangueiras e conexões localizados próximos a ela em alguns tipos de veículos. Outro ponto que poucos verificam são os coxins de sustentação do motor e da transmissão, que se danificados certamente causarão problemas futuros, começando pelo barulho e trepidação excessiva, e, se não substituídos a tempo podem romper, causando até mesmo um novo acidente.

Já na região traseira é necessário verificar se houve danos nas vedações do bagageiro, os componentes e funcionamento do sistema de iluminação, assoalho do porta malas, tanque de combustível, além dos componentes estruturais como longarinas e colunas traseira, e, principalmente a integridade da geometria do sistema de suspensão.

Mais uma vez ressaltamos a importância da avaliação por um profissional qualificado, evitando assim dores de cabeça futuras, caso não tenha conhecimento necessário ou desconfie da análise realizada pela oficina reparadora ou seguradora.

Obrigado,

Marcus Araujo.

Siga nossas redes sociais

Facebook: www.facebook.com/laudosautomotivos

Linkedin: www.linkedin.com/company/laudos-automotivos/

Instagram: @mblaudosautomotivos

  • Whatsapp
bottom of page