top of page

Nunca economize nos freios do seu veículo!



Será que deu PT?

Saiba o que é normal e o que não é no sistema de freios do seu veículo e o que NÃO SE DEVE ser feito para economizar em um dos mais importantes componentes de segurança.

Segundo a FENABRAVE, a venda de veículos no Brasil teve um aumento de 14,5% no 1º semestre de 2018!!! Foram 1.166.663 unidades emplacadas de Janeiro a Junho desse ano contando com automóveis, comerciais e leves, ônibus e caminhões. O que isso significa? Que os carros continuam sendo uma Paixão Nacional!!! Não importa o modelo, a cor, o estilo, a verdade é que quase todos sonham em um dia possuir um veículo na garagem.

Mas, e como anda a saúde desses veículos em circulação nas vias públicas? Nesse post abordaremos um dos itens de segurança mais importantes do veículo, OS FREIOS! Sistema responsável por parar o veículo, controlar a velocidade e manter o carro parado quando estacionado.

Recomenda-se uma periodicidade de verificação do sistema (discos, pastilhas, fluídos, lonas, tambores, etc.) cada 5.000km com revisão a ser realizada a cada 10.000km.

Os freios “malcuidados” tornam-se um perigo para quem está dentro e fora dos veículos. São inúmeros casos de acidentes, e, até mesmo atropelamentos onde a alegação principal é a “falha” no funcionamento do sistema de frenagem, e, quando periciado é possível identificar o rompimento de uma mangueira, pastilhas desgastadas, discos trincados, pinças travadas, entre outros.

E onde está a “falha” nesse sentido? No proprietário que não seguiu as recomendações dos fabricantes na periodicidade de manutenção, ou ainda, que economizou na compra de peças no mercado paralelo e as mesmas não suportaram a carga do veículo ou a forma de dirigibilidade do condutor.

Por fim, listo algumas dicas que podem auxiliar aos leitores a procurarem imediatamente o veículo a um mecânico de confiança sempre que perceber:

  • Ruído vindo das rodas;

  • Veículo puxando para um dos lados ao acionar o freio;

  • Trepidação no pedal;

  • Anormalidade no pedal de freio (mais duro, mais baixo, etc);

  • Luz de aviso do painel estiver acessa.

E, nunca, economize em sistemas de freios em veículos de auto desempenho e ou veículos com cargas excessivas (exemplo veículos blindados e utilitários de uso comercial).

Obrigado,

Marcus Araujo.

Siga nossas redes sociais

Facebook: www.facebook.com/laudosautomotivos

Linkedin: www.linkedin.com/company/laudos-automotivos/

Instagram: @mblaudosautomotivos

  • Whatsapp
bottom of page