top of page

Freios ABS - Trepidação no pedal é normal?



Freios ABS

Hoje falaremos sobre uma dúvida recorrente de clientes e amigos que adquiriram seu primeiro carro com freios ABS, a trepidação do pedal em certas frenagens.

Antes de falar sobre a trepidação vamos explicar de maneira resumida o que são os freios ABS (antilock braking system). Como o nome já diz trata-se de um sistema de antitravamento. Nada mais é do que um mecanismo que permite frear o carro em uma menor distância, sem o travamento das rodas, evitando assim a derrapagem em uma frenagem e deixando o veículo no controle de seu condutor. Bacana não!?

Mas será que você sabe usar esse sistema? E a trepidação no pedal em determinadas freadas, é normal?

Pois bem, a verdade é que a trepidação é normal sim, mas somente se o veículo for submetido a uma freada brusca. Significa que o ABS foi acionado, os sensores do sistema captaram a velocidade do carro no momento da frenagem e começaram a controlar com leves movimentos de travamento do disco, é isso que evita a derrapagem.

Agora, caso a trepidação ocorra em freadas normais, aconselho procurar um mecânico, pois esse é o sinal de alguma falha no sistema.

E como agir nesse momento? Devo bombear o pedal para que isso não ocorra? Não, ao contrário dos veículos sem ABS onde o bombeamento era indicado nos momentos de freadas bruscas, nos veículos que possuem esse item o conselho é pise fundo, pise sem dó no pedal e deixe o sistema agir.

E para evitar as tais freadas, respeite os limites das vias e mantenha a distância de segurança do veículo à frente.

Dúvidas e ou sugestões, entre em contato conosco.

Um abraço e até a próxima.

Marcus Araújo

  • Whatsapp
bottom of page