top of page

6 Dicas para uma compra segura de seminovo (3º dica)



Verificação de seminovo

Confira algumas 6 dicas que vão ajudar para a compra segura de seu seminovo! Confira abaixo este post sobre a MECÂNICA.

1. Não caia na ilusão de lojistas que prometem garantia de três meses de câmbio e motor, esse benefício é oferecido pela maioria das revendas por serem componentes difíceis de quebrar nesse curto espaço de tempo, e quando quebram a revenda ainda enrola o cliente até que o período de três meses acabe e o comprador tenha que arcar com os custos.

2. Fique atento as luzes do painel, em veículos equipados com sistema de airbag e freios ABS as respectivas luzes devem acender e depois apagar ao girar a chave, se as luzes não acenderem ao girar a chave tenha certeza que há algo errado com esse veículo, as vezes uma simples manutenção do sistema de freios ou até mesmo um veículo recuperado de sinistro sem a reposição dos airbags.

3. Ao abrir o capô com o motor ligado atente-se a barulhos fora do comum, isso pode indicar a substituição de alguma peça, seja ela por desgaste natural ou por uma colisão, lembre-se uma peça “paralela” colocada no lugar de uma original nunca se encaixará da mesma forma. Observe também o cabo do acelerador, se o mesmo apresentar vestígios de graxa ou óleo desista da compra, esse artificio é usado para minimizar barulhos mecânicos,

4. Faça sempre o teste drive e procure vias com piso irregulares, só assim será possível observar barulhos no sistema de suspensão, os componentes desse sistema duram em média 60.000 quilômetros, mais um item que pode indicar adulteração do hodômetro (comentado na dica Nº1) ou se o carro sofreu algum sinistro (comentado na dica Nº2).

5. Observe se todos os pneus apresentam desgaste regular da banda de rodagem, tanto na parte externa quanto interna, caso apresente um desgaste excessivo em alguma parte significa que o veículo apresenta problemas de alinhamento/balanceamento ou até mesmo que foi batido e não é possível mais fazer o alinhamento.

6. A ponteira do escapamento é outro ponto de extrema importância e quase ninguém olha, uma ponteira que esteja cheia de óleo e pegajosa é sinal que o motor precisa de algum tipo de conserto, ela deve apresentar apenas a fuligem preta, proveniente da queima de combustíveis.

Pois é, parece que não acaba mais os itens a serem observados não é mesmo? Pequenos detalhes para uma compra segura e sem dor de cabeça!

Obrigado,

Marcus Araújo.

  • Whatsapp
bottom of page